domingo, 15 de novembro de 2009

PROJETO LEITURA PRAZEROSA, ESCRITA FABULOSA

ESCOLA ESTADUAL RODOLFO AUGUSTO T. CURVO













PROJETO LEITURA PRAZEROSA, ESCRITA FABULOSA.























CUIABÁ-MT
PROJETO LEITURA PRAZEROSA, ESCRITA FABULOSA.
















PROJETO DE INTERVENÇÃO APRESENTADA COMO QUESITO PARA O FECHAMENTO DA UNIDADE III DO CURSO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, SOB A ORIENTAÇÃO DA MULTIPLICADORA MARLI TELINE.





















CUIABÁ - MT
APRESENTAÇÃO


Este projeto será realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodolfo Augusto Trechaud E Curvo, no horário matutino, envolvendo alunos do 1º e 2º ciclos (1º ao 5 º ano), visando estimular o gosto pela leitura e escrita, sendo o mesmo estruturado com diversos tipos textuais de cada fase do ciclo. Nesse sentido, propomos desenvolver coletivamente a confecção de um livro de estória que propiciará uma leitura prazerosa e contribuirá na aquisição do hábito, e conhecimentos significativos já que o mesmo estimulará a imaginação e a criatividade na produção textual.



























JUSTIFICATIVA





O processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil pressupõe oportunidades, situações educativas e significativas que vão além de cuidados assistenciais.
Para tanto, precisamos ver a criança como um ser ativo na construção de seu conhecimento, que aprende a partir de ações, reflexões, interações com adultos, outras crianças e o ambiente em que está inserido.
É por acreditarmos que, através da leitura e escrita, formamos homens de bem, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, desenvolveremos este projeto, também na expectativa de propiciar a criança, as superações de suas dificuldades, e fomentar subsídios para ampliação da leitura do mundo.





























OBJETIVO GERAL:


· Desenvolver atividades que proporcionem o despertar do gosto pela leitura de forma agradável para cada faixa etária, tendo a informática como suporte.






OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Proporcionar aos alunos recursos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades para o processo de aprendizagem de leitura e escrita;
· Desenvolver a linguagem oral incentivando a produção de diálogos;
· Reconhecer os símbolos e outras imagens gráficas que representam as nossas fala e escrita;
· Desenvolver atividades que propiciem elementos para construção de personagem e montagens de textos;
· Possibilitar uma forma prazerosa de explorar em sala de aula as narrativas por meio do gênero história em quadrinhos;
· Identificar e reconhecer os diferentes tipos de textos;
· Desenvolver habilidade na produção de bilhetes, cartas e convites;
· Despertar curiosidade para leitura em sites recomendados para leitura e aprender a criar blog;
· Aprender a comunicar através do computador socializando com o outro e com o grupo;
· Perceber a importância da leitura e da produção de textos no processo de formação;
· Despertar o gosto pela leitura ensinando o aluno a ser produtor de textos;
· Incentivar a criatividade para desenvolver a linguagem oral e escrita
· Mostrar aos alunos uma maneira diferenciada de ler e escrever;
· Produzir textos escritos de acordo com as imagens.







METODOLOGIA



1ª fase do 1º ciclo( 1º Ano):

- Distribuição aos alunos em sala de aula de desenhos em quadrinhos
- Análise oral das figuras e falas dos personagens
- Pintura dos desenhos e escrita do diálogo dos personagens da história
- Digitar os diálogos dos personagens da história em quadrinhos


2ª fase do 1º ciclo ( 2º Ano):Histórias em quadrinhos

- Promover situações de leituras de histórias em quadrinhos já memorizadas, solicitando que alguns alunos leiam sozinhos e outros observem.
- Proporcionar a inclusão digital dos alunos, por intermédio de atividades desenvolvidas.


3ª fase do 1º ciclo( 3º Ano ) Cartas, bilhetes, convites.

- Distribuir convites que já contenham a mensagem que servirá de modelo, para posteriormente, escreverem convites para parentes;
- Escrever cartas para amigos, parentes e professores;
- Gincana das melhores produções;
- Recolher os trabalhos para correção e registros dos mesmos;
- Recortar as palavras de um texto, sortear e formar um novo texto.

1ª fase do 2º ciclo( 4º Ano): Leitura Conectada

O plano de aula conectados na leitura visa o seguinte procedimento metodológico:
- Leitura de textos variado e diferenciado a cada aluno da sala de aula. Sob a orientação do professor regente;
- Interpretação oral dos textos lidos através de resumo ou síntese explicando o que entendeu do texto;
- Encaminhamento dos alunos ao laboratório de informática para digitação do texto construído em sala de aula.
- Produção textual de no mínimo 06 linhas;
- Revisão dos textos trabalhados;
- Paralelamente ao desenvolvimento dos trabalhos efetua-se registro com maquina fotográfica digital, para formação de slaide e registro no BLOG.




2ª fase do 2º ciclo( 5º Ano):: Texto Narrativo

- Livre escolha de livros para leitura silenciosa;
- Solicitar ao aluno que escolha um personagem da estória, de preferência o principal, para contá-la na primeira pessoa, como se fosse o próprio personagem;
- Escolher aqueles alunos que leram a mesma estória (sem legenda), para criarem um enredo a partir das gravuras, numa sequência lógica, dando nome aos personagens, e contando para a classe;
- Identificar pelo menos três alunos que já leram determinado livro e solicitar que recontem a estória para os colegas, dividindo de maneira que cada um conte uma parte: começo, meio e fim;
- Distribuir xerox da estória sem legenda, para elaboração de frases a partir das ilustrações;
- Digitar a estória, colorindo as imagens através do programa paint, no laboratório de informática (as imagens deverão ser previamente salvas no computador, para que ao abri-la, possa editá-la, seguindo dos seguintes passos: arquivo-editar-texto).
- Confeccionar o livro de estória.




















RECURSOS:


· Papel sulfate
· Tesoura
· Régua
· Lápis colorido
· Livros
· Livros de Historia em quadrinhos ( gibis)
· Pincel atômico
· Livros didáticos infantis
· Caderno
· Caneta
· Lápis
· Laboratório de informática
· Borracha
· Quadro, giz, apagador;
· Livros de literatura infantil.
· Cartolina
· Lápis de cor
· Encadernação de livros


















CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este projeto abrangeu a maioria dos professore do período matutino do 1º ao 5º ano, onde todos os envolvidos trabalharam a leitura e a escrita, produzindo textos narrativos, em quadrinhos e textos epistolares.
O PROJETO além do objetivo de incentivar a leitura e fazer parte das atividades do Curso da TIC é uma das ações do PDE Estadual da escola Rodolfo Augusto.






































BIBLIOOGRAFIA

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores, 2º volume. Ed. Global Ltda. SP.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo, Brasiliense, 1982.

CUNHA, Maria Antonia Antunes. Literatura infantil — Teoria e prática. 2.ed. São Paulo, Ática, 1984.

LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. História & histórias. São Paulo, Ática, 1984.

VANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. Trad. E adapt. Clarisse Madureira Sabóia. 3. Ed. São Paulo, Martins Fontes, 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário